segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Jesus Cristo é o Senhor!

“ E toda língua confesse, para a glória de Deus pai, que Jesus Cristo é o Senhor”. (Filipenses 2,11)

Muitas pessoas têm vivido à margem de tudo que lhe cerca, alheias das coisas essenciais e que realmente fazem sentido na vida. Ainda no século 21 estamos convivendo com fome, miséria, violência e tantas outras coisas que observamos em nosso planeta.

Diariamente nos chega através de jornais, revistas e televisão dicas de como ser feliz na vida amorosa, de ter um emprego melhor, saúde, beleza, prosperidade e outras coisas mais. Tudo isso faz parte de nossa vida, contudo se vivemos em função disso nos tornamos vazios. Nossas almas passam a deslizar de um lugar a outro em busca de sua plenitude e nessa procura passa por experiências não muito agradáveis.

Se sentimos essa ausência devemos ir à fonte da água viva, “ conhecereis a verdade e a verdade vos livrará” (João 8, 32). Jesus nos convida a conhecê-lo mais intimamente e permitir que ele seja o Senhor de nossa existência. Em pentecostes Maria e os apóstolos receberam o Espírito Santo e todo medo que havia neles deu lugar a ousadia e tiveram forças para sair pelo mundo e proclamar quem é Jesus e que Ele é o Senhor!

A Renovação Carismática Católica (RCC) como parte da Igreja tem o dever de anunciar que Jesus Cristo é o Senhor e que somente através dele será possível mudar efetivamente nossa sociedade. Pessoas cheias do Espírito Santo mudam e influenciam o meio onde estão inseridas. Não é fácil, mas infusos no Espírito Santo espalhamos sementes do amor de Deus em cada lugar que passamos. Enquanto cristãos devemos todos os dias clamar a efusão do Espírito Santo em nossas vidas e em todos nossos atos mostrar o Senhorio de Jesus.

“Jesus é o Senhor!” é o tema escolhido para ser trabalhado em toda a RCC no Brasil neste ano de 2009.No ano passado, no final de setembro, o Conselho Nacional da RCC-BR esteve reunido para a eleição do novo presidente do conselho, quando Marcos Volcan foi reeleito por mais 4 anos. Durante a reunião o conselho discerniu o tema que seria trabalhado e o planejamento para 2009. Veja a mensagem do presidente publicada no portal nacional da RCC (www.rccbrasil.org.br) no dia 07/10/2008 a respeito deste discernimento:

“Não foi uma tarefa fácil, os seguidores de Cristo sofreram duras perseguições, pagaram com a própria vida, deram seu sangue! A RCC está cada vez mais consciente de que essa missão não se esgotou! É atual e precisa ser assumida de fato. Uma expressão muito forte marcou o Congresso: Renovação Carismática Católica: Semeando a Cultura de Pentecostes. Após celebrarmos 40 anos de caminhada, sentimo-nos como que adentrando a terra prometida (isso foi comentado muitas vezes no Congresso do Jubileu dos 40 anos). E essa terra precisa ser semeada. A cultura que queremos para o nosso mundo é a cultura ensinada pelos nossos pais na fé, os apóstolos do Senhor. Um novo modo de vida que eles aprenderam com o próprio Jesus.” Marcos Volcan

Nós somos chamados a assumir nossa missão de batizados. Muitos podem até ter ouvido falar de Jesus, mas não o conhece na intimidade. Não é impossível para nós hoje semear a cultura de pentecostes basta dizer sim a Jesus. “Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão.” (Filipenses 2,14-16).

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja louvado!

Raquel Mecenas

Graduada em Letras, é membro do Ministério de comunicação social da RCC Goiás e nacional. Participa do Grupo de oração Vida Nova, na Paróquia Cristo Rei, Parque Atheneu, Goiânia.


In: Revista Goiás em Ação. Ano I Edição 2 . pag.8-9.

O Dom da Paternidade

Deus, sentado em seu trono, apreciava cada coisa que havia criado na face da Terra. Tudo em sua volta ficava iluminado, um clima de alegria contagiava o céu. Ele ficava cada vez mais radiante, sua face resplandecia mais paz, mais felicidade. Era tão grande esse sentimento, essa luz, que os anjos do céu começaram a ficar curiosos porque Deus ficava assim todas as vezes que parava para olhar sua criação. Quando observava o homem, aí então que Deus se desmanchava em ternura e mansidão.

Um dos anjos, já não se contendo de tanta vontade de experimentar um pouquinho desse sentimento, tomou coragem e se dirigiu a Deus: Senhor, se me permite, desejo lhe fazer um pedido, se eu não for digno de recebê-lo, desde já peço que me perdoe tal ousadia, mas deixa-me também experimentar dessa felicidade tão radiante que emana do seu coração!
Mas tu já não sentes e vives isso aqui diante de minha presença? Por que me pedes isso? Perguntou-lhe o Senhor.

Sim, Senhor, eu vivo sim ! Não quero parecer-lhe ingrato, mas todas as vezes que aprecias tua criação , tua face, teu coração transbordam de um amor infinito, que é tão contagiante que dá vontade de viver isso também. Permita-nos, meu Senhor, também sentir um pouquinho deste sentimento!

O anjo se abaixou com o rosto por terra e ficou aguardando o que Deus lhe responderia.
Deus se voltou novamente a observar a criação, mas as palavras do anjo lhe incomodara. Pensou: Como é maravilhoso poder sentir esse amor transbordar de meu peito. O anjo tem razão. Se eles, que são anjos, sentem essa vontade, o homem ficará muito feliz em poder sentir isso também. Quero compartilhar deste amor paterno com o homem.

Voltou-se para o anjo que ali permanecia com o rosto prostrado, aguardando uma resposta e lhe dirigiu as seguintes palavras: Levante-se e venha até aqui. Olhe para a criação, vês como tudo é harmonioso?Como tudo é belo? Esse sentimento que você vê em mim, é o Amor que só quem dá a vida, quem cria pode sentir! Hoje concedo essa graça aos anjos, contudo, a concederei também a toda a criação, em especial ao homem! Que ele possa sentir esse amor na sua vida desde o momento da concepção de seus filhos até o dia em que estes voltarem para mim! Como é maravilhoso ver um filho nascer, crescer e sentir esse amor cada dia aumentar por ele. Este é um dos meus presentes ao homem: O Dom da Paternidade!