quinta-feira, 11 de março de 2010

Maria e a Palavra*


No mês de setembro comemoramos o mês da Bíblia, há 38 anos somos convidados a em especial neste mês meditarmos mais sobre a Palavra de Deus. Na Bíblia temos o tesouro de nossa fé, o acervo mais precioso que possuímos em nossa igreja. E é dentro desta riqueza que encontramos Maria.

Nossa Senhora não aparece muitas vezes na Bíblia, mas os poucos relatos que existem são o suficiente para mostrar sua grandeza de como servir a Deus, nos levar a Jesus em suas atitudes e em seu silêncio santo.

Há sete palavras que foram pronunciadas por Maria:

1 - Eis aqui a serva do Senhor; (Lucas 1,38b)

Maria dá seu sim a Deus, mesmo com dúvidas em seu coração de como aconteceria às coisas que o anjo Gabriel lhe falava. Quanto desapego nos falta para servir ao Senhor, ficamos sempre esperando o “sim” do outro para depois pensar na possibilidade de dar o nosso sim a Deus. Maria nos ensina a sair do comodismo para viver algo novo.

2 - Faça-se em mim, segundo a Tua palavra;(Lucas 1,38c)

Nós quantas vezes deixamos de dar nosso sim a Deus em nossas vidas pelas incertezas do dia de amanhã? Nós pedimos muito, mas não trabalhamos e nem permitimos que a nossa existência vá em direção do Pai. Aqui recebemos uma verdadeira lição de coragem a ser seguida.

3 - A saudação a Izabel; (Lucas 1,40)

Na oração do Creio dizemos “creio no Espírito Santo”, ele nos é dado sacramentalmente no dia de nosso batismo. Cheios dele nosso interior é transformado e esta mudança reflete em nosso ser nos gestos, na forma de olhar, em nosso jeito de falar. Maria, ao entrar e saudar Isabel em sua casa, faz com que o Espírito Santo que nela habita seja sentido por todos que estão na habitação. Nós quando estamos cheios do Espírito Santo, levamos as pessoas que nos cercam a sentir a presença do Santificador. Maria nos mostra em tão simples saudação como levar Jesus aos outros.

4 - Magnificat; (Lucas 1, 46-55)

Maria louva a Deus por tudo que acontece e acontecerá em sua vida e na vida das gerações futuras, que virão mediante seu sim. Maria exalta a santidade do nome de Deus! Lembramos aqui do que nos diz o primeiro mandamento do decálogo e posteriormente do que Jesus diz ao jovem Rico “ Amarás ao Senhor Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento.”(Mateus 22,37) Nossa Senhora glorifica ao Senhor de todo o coração, alma e entendimento! Aprendemos mais uma valiosa lição a do louvor incondicional a Deus.

5 – “Meu filho, que nos fizestes? Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição." (Lucas 2,48)

Como cuidar de uma jóia tão preciosa como Jesus? Qual mãe não se angustia quando não sabe onde está seu filho? Maria e José aflitos procuraram Jesus e o encontra no templo. Nós não por falta de zelo ou amor a Deus, mas por segundos de vacilo nos perdemos de Jesus e não por muitas vezes não queremos ir à sua procura. Nosso coração se enche de aflição, mas teimamos em não chegar a Jesus e perguntar: “Senhor, que me fizeste? Eis que andava angustiado à tua procura. Revela ao meu coração onde foi deixei que o Senhor ficasse para trás em minha vida!” Maria e José deram falta de Jesus e voltaram para buscá-lo.

6 - Eles já não têm mais vinho ( João 2,3)

Maria diz a Jesus a necessidade daqueles que festejavam o casamento em Caná. Ela percebendo que o vinho acabaria, pediu a Jesus que fizesse algo para não terminar a festa. Nossa Mãe sempre olha por todos os seus filhos e incessantemente intercede a Jesus por suas necessidades. Nossa passagem por terrena seja nos momentos alegres ou difíceis, não pode nos faltar o vinho: “Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados”.( Mateus 26,27-28). Maria além de pedir a Jesus para não nos deixar faltar nada, nos lembra que sem o sangue de Cristo nós não vivemos em plenitude. É a partir da remissão de nossos pecados no sangue do cordeiro que temos força e coragem para vencer e ter vida digna.


7 - Fazei tudo o que Ele vos disser( João 2,5)

Aqui está mais um segredo que Maria nos revela, escutar Jesus. Nas bodas Jesus transformou a água em vinho para salvar os noivos do constrangimento, de faltar o alimento aos convidados da festa. Foi numa de suas refeições após a ressurreição que Jesus diz aos apóstolos ”que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias.” E completou : “mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.” ( Atos 1,4-5;8) A vida é uma festa diária que merece ser celebrada, agradecida todos os dias a Deus. Assim como Maria escuta a Deus é envolvida pelo Espírito Santo, nós também quando escutamos a Jesus somos envolvidos pelo Espírito Santo e assim sendo não passamos o constrangimento de não ter o que servir aos nossos convidados. O melhor vinho é sempre aquele que recebemos hoje de Jesus e repartimos com nosso próximo.

“Não é relatado na Bíblia diálogos longos de Maria. Maria falou pouco, mas agiu muito. Viveu intensamente”. Dom Alberto Taveira

Não devemos nos preocupar em fixar-nos em provar a presença de Nossa Senhora na Bíblia. Devemos sempre almejar Jesus. Nossa mãe Maria deseja ser caminho, ser seta para Jesus, é esta missão de Maria ser a mãe de Jesus e nossa.

Que neste mês por intercessão da Virgem Maria, possamos nos aprofundar e viver mais a Palavra de Deus.

Mãe de todas as graças nos ajude a nos tornamos mais íntimos de Jesus através da leitura da Palavra, da constância na oração e da vivencia dos sacramentos. Amém

Raquel Mecenas
Graduada em Letras, é membro do Ministério de comunicação Social da RCC Goiás. Participa do Grupo de Oração Vida Nova, na Paróquia Cristo Rei, Parque Atheneu, Goiânia.


*Matéria publicada na Revista Goiás em Ação, da Renovação Carismática Católica de Goiás, Edição de número 3.